Sobre Santa Bárbara d'Oeste

Cidade de Santa Bárbara d'Oeste

Santa Bárbara d'Oeste é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertencente à mesorregião e microrregião de Campinas, localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 138 km.

A Cidade de Santa Bárbara d'Oeste foi emancipada de Constituição (hoje Piracicaba) na década de 1900. Entretanto sua fundação é considerada como ocorrida em 1818, ano em que foi construída a igreja matriz, sendo o aniversário em 4 de dezembro, em homenagem a padroeira Santa Bárbara, que também serviu de referência para o nome da cidade. Margarida da Graça Martins é considerada como a fundadora do município, por ter doado terreno para a construção da matriz, sendo assim a cidade é o primeiro e único município brasileiro fundado por uma mulher. A cidade também é considerada como o berço da indústria automobilística no Brasil, uma vez que foi a responsável pela produção do primeiro automóvel do Brasil. Hoje Santa Bárbara d'Oeste é formada apenas pela Sede, não possuindo distritos, sendo subdividida apenas pelos seus pouco mais de 130 bairros.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. A imigração norte-americana trouxe várias influências nas manifestações culturais e atrativos turísticos, como a realização da Festa da Imigração, a Feira das Nações e a Festa Confederada Brasil-Estados Unidos. No município está situado o Cemitério do Campo, mais conhecido por Cemitério dos Americanos, que é administrado pela Fraternidade de Descendência Americana, que promove periodicamente reuniões e eventos no local, que visam preservar as tradições e costumes dos imigrantes estadunidenses.

A região também conta com amplo sistema viário, ramificado e considerado como de boa qualidade. As principais rodovias que atendem Santa Bárbara d'Oeste são a SP-135 (Rodovia Margarida da Graça Martins), a SP-304 (Rodovia Luiz de Queiroz), a SP-306 e a SP-348 (Rodovia dos Bandeirantes), sendo esta última considerada como a melhor rodovia do Brasil pela Confederação Nacional do Transporte.

Economia

O Produto Interno Bruto - PIB - de Santa Bárbara é o 135º maior do Brasil, destacando-se na área de prestação de serviços. De acordo com dados do IBGE, relativos a 2008, o PIB do município era de R$ 3 040 874,306 mil. 403 813 mil são de impostos sobre produtos líquidos de subsídios a preços correntes. O PIB per capita é de R$ 16 182,78 O município está entre os que mais geram novas vagas de emprego no estado de São Paulo.

Educação

Santa Bárbara d'Oeste tem um sistema de ensino considerado como de qualidade se comparado ao resto do país. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), a cidade tem a melhor pontuação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dentre os municípios da Região Metropolitana de Campinas, além disso, cerca de 94% da população é alfabetizada. A cidade tem 43 unidades escolares de educação municipal e 35 escolas estaduais, onde atuam mais de 1.200 funcionários municipais, das diferentes categorias profissionais.

O município tem várias instituições educacionais. São 34 escolas estaduais e um Centro Estadual de Educação Tecnológica, sete Áreas de Desenvolvimento Infantil (ADI), um Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC), duas escolas de Ensino Fundamental (EMEF), treze escolas municipais de Ensino Fundamental e Infantil (EMEFEI), 21 escolas municipais de Educação Infantil (EMEI), oito escolas privadas de 1º e 2º graus, dez escolas de educação infantil, uma escola de educação especial, escolas técnicas e profissionalizantes Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (SENAI), Serviço Social da Indústria (SESI) e Centro de Educação Tecnólogica Paula Sousa (CEETPS) e três faculdades, a Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), a Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara e a Faculdade Politec (FAP).

Pontos turísticos

O Parque dos Ipês, inaugurado em 1996, é o principal parque da cidade e conta com lagoa e variadas espécies de plantas, aves e peixes. Possui 7,2 hectares e está lozalizado próximo ao centro da cidade. Uma das principais referências para as pessoas que praticam caminhada e exercícios ao ar livre, o parque foi remodelado e reaberto em junho de 2008.

O Parque Araçariguama é um parque localizado próximo ao Parque dos Ipês e foi contruído aproveitando o córrego de mesmo nome que nasce na região rural da cidade. Possui uma área de 70 mil metros quadrados, com uma lagoa de 12 mil metros quadrados, onde foi construída uma ponte com 14 metros de comprimento por 2,1 de largura.

O Tivoli Shopping, fundado em 1998, é um dos maiores centros de compras e lazer da região. Dispõe de uma grande variedade de produtos e serviços, reunindo várias marcas nacionais e internacionais. Um mix com aproximadamente 125 lojas em operação, sendo três âncoras (um supermercado e duas lojas de departamentos), 25 lojas de alimentação entre fast-food, restaurante, cafeteria, doceria e sorveteria. Na área de serviços, possui agência bancária, correio, banca de jornal, serviços automotivos e um centro médico. Como entretenimento, o Tivoli oferece quatro salas de cinemas, jogos eletrônicos e uma área interna para eventos.

O bairro rural de Santo Antônio Sapezeiro localiza-se a cerca de 10 km do centro da cidade e é um dos mais antigos da cidade. O nome do bairro se dá pela devoção do santo e devido ao grande número de sapês que havia na localidade. Faz parte dos atrativos do bairro a Igreja Santo Antônio do Sapezeiro, onde acontece a Festa do Padroeiro e a Cachoeira do Antônio do Sapezeiro, que fica há apenas 4 km da igreja. O bairro também é bem conhecido por sua culinária caipira, com destaque para a linguiça, fabricada pelos próprios moradores.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Santa Bárbara d'Oeste.

Blog do Guia da Cidade de Santa Bárbara d'Oeste

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Santa Bárbara d'Oeste por email
 

 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Limeira, Sumaré, Monte Mor, Capivari, Nova Odessa, Americana, Rio das Pedras e Piracicaba.

Dados Principais sobre a cidade de Santa Bárbara d'Oeste

Aniversário: 4 de dezembro
Fundação : 1918
Gentílico: barbarense
Area: 271.492 Km²
População 180.148 hab. (2010)
IDH 0,819 - elevado
Prefeitura Santa Bárbara d'Oeste

Brasão de Santa Bárbara d'Oeste
Brasão de Santa Bárbara d'Oeste

Bandeira de Santa Bárbara d'Oeste
Bandeira de Santa Bárbara d'Oeste

Vídeo sobre a cidade de Santa Bárbara d'Oeste
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Santa Bárbara d'Oeste

Mapa Santa Bárbara d'Oeste

 

Moradores ilustres de Santa Bárbara d'Oeste

 

   

  Sobre o EncontraSantaBárbarad'Oeste
Fale com EncontraSantaBárbarad'Oeste
Anuncie no EncontraSantaBárbarad'Oeste
Cadastre sua Empresa no EncontraSantaBárbarad'Oeste (grátis)



Termos EncontraSantaBárbarad'Oeste | Privacidade EncontraSantaBárbarad'Oeste


Bandeira de Santa Bárbara d'Oeste